Eu como bom motociclista e fã de animes, não pude deixar de colocar essa reportagem sobre uma customização da moto do personagem Kaneda do clássico, Akira.
Akira é um dos mais populares mangás japoneses de todos os tempos. Criado por Katsuhiro Otomo, é considerado um clássico do estilo cyberpunk. Acabou dando origem a um longa-metragem de animação com o mesmo nome, lançada em 1988, que também tem roteiro e arte de Katsuhiro Otomo.
A história desenrola-se em Neo-Tóquio, uma cidade de Tóquio reconstruida (sobre o que é hoje a Baía de Tóquio) depois de ter sido destruída na III Guerra Mundial. Segundo vem depois a constar, a III Guerra Mundial foi (supostamente) iniciada pelo crescimento incontrolável de poderes sobrenaturais de uma criança chamada Akira, que foi registrado num programa governamental secreto de pesquisa. No tempo real do enredo, 30 anos depois da III Guerra Mundial, uma gang de motoqueiros liderados por Kaneda é envolvido numa luta com a gang rival, quando o membro mais novo do gang de Kaneda, Tetsuo, colide numa auto-estrada com uma criança misteriosa que havia escapado do programa de investigação psíquica secreta do governo. Tetsuo é depois levado pelos responsáveis deste programa governamental juntamente com a criança, e é sujeito às mais diversas experiências. O incidente com a criança misteriosa bem como os testes realizados acordaram os poderes latentes de Tetsuo, com desastrosas consequências tanto a nível pessoal, bem como conflitos interpessoais com os seus amigos, e a nível mais amplo, uma vez que Neo-Tóquio é novamente ameaçada por outro incidente.
Existem diversas réplicas da motocicleta de Shotaro Kaneda, personagem do anime Akira, rodando por aí, mas essa é oficialmente reconhecida pelo criador do anime, Katsuhiro Otomo.
Seu dono é Masashi Teshima, de Fukuoka, Japão, que gastou 7 anos e ¥10 milhões (cerca de US$121.000,00) para construí-la.
Teshima está dirigindo a motocicleta pelo país por uma boa causa: levantar fundos para crianças com autismo. Além disso, a motocicleta vai fazer uma aparição pública junto com o próprio Katsuhiro Otomo na exposição 3331 Arts, em Tóquio, na semana que vem, para levantar fundos para as vítimas do terremoto do ano passado. Na ocasião, os visitantes da exposição poderão sentar-se e tirar fotos na motocicleta.
Mas tenho uma pergunta e uma curiosidade... não achei nada sobre a motorização, além de rumores. Li em alguns blogs que o motor é o mesmo da Comet 250, com carburação e dois cilindros, sendo o motor em V. Mas como eu disse... apenas boatos e nada concreto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário